A ideia está ai, o protótipo está pronto e o seu produto está a poucos passos para poder chegar ao cliente. Mas… e agora? Como coloco minha startup funcionando? Existe algum percurso pré-definido para que eu possa começar? Em quem eu posso confiar para alavancar o meu negócio? É seguro expor a minha ideia ao Mundo? Será o momento certo para arriscar? São tantas perguntas e poucas resposta… A verdade é que não existe uma fórmula mágica para colocar a sua startup funcionando! Não é uma trilha fácil: é um caminho de altos e baixos. É fundamental que o empreendedor esteja disposto a dispender todo o seu esforço, dedicação e perseverança. A boa notícia é que é muito compensador! Para já não entre em desespero e confira já 5 dicas que vão ajuda-lo a colocar a sua startup funcionando!
Muitos dos que têm o desejo de empreender e pensam reunir todas as condições para fazer acontecer um negócio vivem atormentados por este conceito: se eu expuser a minha ideia, alguém vai roubá-la. É claro que existem casos de profissionais mal-intencionados e de ética duvidosa. Contudo, esse cenário não é assim tão comum e, nessas situações, rapidamente os envolvidos ficam conhecidas no meio empresarial pelos piores motivos. Por isso, não tenha receio de estar presente em eventos especializados para startups. Conversa, exponha, troque ideias e aprofunde o seu conhecimento. Só dessa forma você poderá cruzar-se com as pessoas certas.
Se você quer colocar a sua startup funcionando, o melhor é você validar o conceito da sua empresa ou produto. Muitos empreendedores, certos de que sua concepção de serviço, mercado, público-alvo, etc está totalmente alinhada com a realidade, experimentam o fracasso depois de muito capital investido. Na maior parte das vezes esses empresários não conseguem entender o motivo do insucesso. Então, é imprescindível avaliar o mercado, falar com seus potenciais clientes, analisar a concorrência e entender se as suas escolhas são assertivas ou não.
Você pode ter dois MBA’s e um doutorado numa boa universidade do exterior, mas contratos de trabalho não são o seu forte. É fundamental que o empreendedor entenda que ele não é especialista em todos os necessários ao bom funcionamento de uma empresa. Como tal, e para que você possa experimentar o sabor do sucesso, procure parceiros e colaboradores de diferentes áreas – você só tem a ganhar e eles a agregar.
Colocar a sua startup funcionando quer dizer que você precisa ter um bom advogado. Contudo, é essencial que você desenvolva algumas competências na área dos contratos, principalmente os que se relacionam com seus sócios. Esse tipo de conhecimento é essencial, se você não quiser perder o fio da meada da sua empresa. A saída ou mudança de papel de um sócio tem que ser prevista com antecipação, porque o mundo é dinâmico e as expectativas das pessoas vão mudando ao longo do tempo. Prever situações antecipadamente, ajudará a lidar com imprevistos e motivará uma maior responsabilidade dos intervenientes.
Para colocar a sua startup funcionando não existe outra forma: obrigatoriamente você precisará testar. Claro que muitas variáveis podem ser analisadas antecipadamente e o estudo do contexto global da empresa é basilar. No entanto, mesmo que toda a sua arquitetura e planejamento prevejam o sucesso, há falhas e imponderáveis. É fundamental testar, principalmente quando o assunto é plano de negócios. A sua ideia pode ser genial, mas um modelo de negócio desadequado pode condená-la ao fracasso. Teste, repita, escale e aposte num crescimento sólido.