5 passos essenciais para colocar minha startup funcionando #1
20 de novembro de 2016
Minas estimula a criação de ideias de games e sediará maratona de desenvolvimento de jogos eletrônicos
13 de abril de 2017
Exibir tudo

5 passos essenciais para colocar minha startup funcionando #2

Colocar sua startup funcionando não é tarefa simples! A sua ideia já está arquitetada e você já projetou a estrutura da sua organização, mas os dados precisam ser lançados para você poder começar a construir o seu caminho! É normal sentir alguma insegurança e não saber o rumo a tomar em determinadas circunstâncias. Contudo, em algum momento você terá de começar e “agora” é sempre uma das opções que estão em cima da mesa. Provavelmente ainda faltam ultimar e definir algumas arestas. Nesses casos o ideal é procurar ajuda especializada e a mentoria é uma das alternativas a considerar nesse momento. Se você está querendo colocar sua startup funcionando, confira 5 passos essenciais para dar o pontapé de início!

1. Saiba exatamente como você vai medir o sucesso do seu negócio

Números, números e mais números! Será que todos esses cálculos são mesmo necessários? Até onde deve ir o planejamento econômico e financeiro? A resposta é: sim todos esses cálculos são necessários e o planejamento numérico do seu negócio deve ir até ao limite possível. Se você quer mesmo que o seu empreendimento seja um caso de sucesso, você terá que saber medir aquilo que você deseja alcançar! Para que os objetivos da sua empresa sejam atingidos você necessita estruturar as metas para o seu faturamento, número de clientes, ROI, entre tantas outras variantes financeiras. E tome muito cuidado com aquilo que se designa por números da vaidade: os 100 mil seguidores nas redes sociais traduzem-se em exatamente que números para a sua empresa?
 

2. Não continue tentando implementar um modelo que não está funcionando

A sua startup está em funcionamento faz poucos meses e você e sua equipe estão tomando consciência que o modelo que estão usando talvez não seja o mais adequado. Se esse é o seu caso então o melhor é fazer uma paragem e reavaliar a estrutura do negócio. Adeque, reorganize e mãos à obra.

 

3. Planeje o seu esquema de financiamento

Colocar sua startup funcionando subentende que você já possui uma estratégia definida quanto ao plano de investimento. Saber quem acredita na sua ideia ao ponto de colocar dinheiro ela é fundamental para iniciar a sua jornada empreendedora. Mais ainda: a questão do investimento não se resume apenas a capital, mas também a networking, contatos, conhecimento e gerenciamento. Fique atento a prazos e publicação de editais para não deixar fugir oportunidades interessantes. Mas atenção: fique totalmente por dentro dos editais, condições de concurso e qual o impacto futuro na sua empresa.

 

4. Conheça profundamente a sua identidade, valores e missão

Quando colocar sua startup funcionando, tenha bem presente e definido quem você é e o que pretende com esse projeto de vida, que é a sua organização. Não deixe nunca que a sua identidade se perca. Muitos empreendedores, perdem os seus valores e missão à medida que crescem. Não são raras as vezes que isso leva a uma profunda falta de realização. Alterações e ajustes ao longo do percurso são fundamentais, mas não é necessário se tornar algo que você não deseja.

5. Tenha visão

Se você se está dispondo a arriscar o seu tempo e conhecimento com um negócio é porque você acredita que ele pode crescer! Senão, porquê investir numa empresa própria ao invés de trabalhar para outros? Se você deseja colocar sua startup funcionando, tenha sempre uma visão macro e não se restrinja a olhar apenas para amanhã. O céu pode não ser o seu limite!