Confira alguns cuidados importantes para atuar com marketing multinívelNa última edição do Sebrae Notícias falamos sobre o marketing multinível, modelo de venda que trabalha com a criação de rede e que, no ano passado, registrou R$ 40,4 bilhões em negócios (fonte: Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas- ABEVD).Como qualquer outro ramo de negócio, atuar nesse mercado exige planejamento. Isso significa pensar as ações necessárias para organizar a venda e o relacionamento com os clientes e outros possíveis vendedores com potencial para compor sua rede. Um plano de negócios pode ajudar a organizar todas essas informações.A analista do Sebrae Minas Andreza Capelo dá algumas dicas para quem vai atuar na área. Confira:
- Verifique com cuidado o montante a ser investido e os prazos de pagamento. A previsão de retorno é fundamental para diminuir os riscos nesse tipo de negócio.
- Veja se está confortável no papel de abordar os amigos e conhecidos, tanto para fazer a venda de produtos quanto para recrutá-los como vendedores.
- Busque referências da empresa em fontes oficiais (site da empresa e o próprio recrutador), em sites de reclamação ou com ex-vendedores e clientes.
- Faça um planejamento que deixe claro as metas que pretende atingir mês a mês. Resultados abaixo do aceitável indicam necessidade de novas abordagens ou projetos.
- Quando há indícios de que as metas desejadas são inatingíveis ou muito distantes, ou surgir uma oportunidade mais rentável ou realizadora, é melhor desistir do negócio.
Fonte: https://goo.gl/RYD0js