BH terá capacitações gratuitas voltadas para o mercado de startups
10 de maio de 2017
Edital oferece sete vagas em 12 subáreas
12 de maio de 2017
Exibir tudo

FIEMG Lab inicia segunda fase com 35 projetos de empreendedorismo e tecnologia

A jornada de inovação e tecnologia da Indústria Mineira continua. O Fiemg Lab Novos Negócios anunciou nesta segunda-feira, 08/05, as 35 startups que permanecem no programa para a segunda fase da iniciativa. A ação, resultado da parceria do Sistema Fiemg com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Sebrae-MG, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Confederação Nacional da Indústria (CNI), SENAI e Grupo BMG, abarca empresas de base tecnológica, startups e spin-offs corporativas e propõe a transformação de tecnologia em negócio ao criar a conexão entre os universos da Indústria e das startups.

Do total de negócios participantes inicialmente, 73 eram startups, 10 spinoffs corporativas e 17 spinoffs acadêmicas vindas de várias regiões de Minas Gerais e de outras partes do país e do mundo. Para a escolha das atuais 35 foram utilizados três critérios principais, a capacidade de execução das empresas – avaliação feita pela equipe de aceleração que acompanhou os projetos de perto; análise do comitê gestor do Fiemg Lab e qualidade do pitch – a apresentação de cada startup sobre seu negócio.

Após a primeira fase, as empresas participantes ainda passarão por mais três etapas de aceleração e novos processos seletivos. Neste período, serão feitos diagnósticos, encontros, checkpoints e mentorias, capacitações e mensuração de resultados. Na fase final, será promovida a expansão acelerada dos cinco projetos mais impactantes, que serão internacionalizados e terão um aumento na base de clientes.

Além disso, dos 16 setores com representantes na primeira fase, 11 continuam com pelo menos um na segunda. Os projetos selecionados abrangem setores e temas importantes para a Indústria como tecnologia da informação, alimentos, energia, educação, vestuário, gestão, agronegócios, saúde, logística, entretenimento e meio ambiente.

O presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior, ressaltou que a Federação lidera o processo de busca de novas oportunidades para a Indústria e a economia do estado. “Um programa como esse é retrato de como nosso estado é repleto de empreendedores capazes de transformar nossa realidade. Temos aqui novas possibilidades de inovação, de novos investimentos e novas tecnologias, que podem nos gerar grandes vantagens competitivas,” ressaltou o líder empresarial.

O gestor do programa, Fábio Veras, apontou que um dos principais intuitos do Fiemg Lab é ser uma comunidade de criação de valor para Minas Gerais. “O programa é a forma encontrada pela Fiemg de gerar uma conexão entre as startups, a indústria e o mercado no estado,” garantiu.

Ele ainda contou que todas as empresas que iniciaram o programa, incluindo as eliminadas nessa primeira fase continuam tendo direito a utilizar as instalações do Fiemg Lab no espaço Atmosphera, em Nova Lima, por seis meses. “Independente dos resultados, a Federação quer estimular e atrair novos empreendedores para esse ecossistema da inovação,” finalizou.

Confira a lista das startups aprovadas para a segunda fase:

3DLopes, 3D Virtual Care, AGROWET, Aiko Logic, AS 31 – Safer Tag, Autonomiccs, AWC, Biomimetic Solutions, Cfaz.net, Coinaction, Dágora, Descarte Legal, eBidOne, Fastdezine, Geraes Tecnologia Assistiva, Hirebot, HOLOBOX, indWise, Kcollector, Kriativar Educação e Tecnologia, Licentia, Logmax Inteligência Logística, Mercatório, MYPS – My Personal Stylist, NETResíduos, Newatt, NextAgro, Nucont, OurSun, Psicologia Viva – Psyalive, Remoteck Tratamento de Água Ltda., Reaver, Scanner Bovino, Sign Weaver e Virturian.

Fonte: https://goo.gl/G0gbwV