O empenho em difundir o empreendedorismo e a inovação por Minas Gerais fez com que nove instituições se unissem. A Trilha Mineira de Inovação (TMI) é uma iniciativa estratégica para auxiliar e facilitar o caminho da inovação no estado.
O projeto é fruto de um esforço em conjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), da Rede Mineira de Inovação (RMI), da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI).
A TMI será hospedada no portal do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI) e tem por objetivo facilitar a interação e integração dos atores de inovação no Estado, identificando as fases de pesquisa, tecnologia e inovação. Este processo vai simplificar a busca por parceiros para desenvolvimento de projetos, guiando os processos inovadores pelos melhores caminhos.
Além disso, a Trilha vai orientar seus usuários a encontrar a solução mais adequada à sua demanda em um momento específico, conectando-o com as ações dos diversos parceiros (editais, chamadas, consultorias, linhas de financiamento etc). Dessa forma, a TMI vai apoiar projetos nos diferentes estágios:
• Pesquisa Básica
• Pesquisa aplicada ou tecnologia
• Ideia de negócio ou protótipo
• Em produção
• Mercado
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, destaca pontos relevantes da ação. “A TMI vem para somar ao nosso já dinâmico ecossistema. É mais uma iniciativa inovadora em Minas Gerais. Nosso papel – como governo e instituições voltadas para o desenvolvimento do estado – é acreditar no ecossistema mineiro e, assim, transformar em políticas públicas e em programas de fomento nossa aposta no empreendedorismo, na tecnologia e na inovação como motores do desenvolvimento do estado”.
O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, elogia a ação e enaltece os esforços que vêm sendo feitos pela Federação e por seus parceiros para tornar Minas Gerais referência nos quesitos de inovação, tecnologia e empreendedorismo. “A Trilha é um impulso importante para o ecossistema de inovação em nosso estado. Ela se junta a iniciativas relevantes do Sistema Fiemg, como o Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI, Laboratório Aberto, FIEMG Lab e o P7 Criativo. Nosso intuito é o de elevar a competitividade da indústria mineira, gerando negócios e oportunidades em Minas Gerais”, comenta.
Lançamento da Trilha Mineira da Inovação (TMI)
O lançamento da plataforma será transmitido ao vivo pelo Portal SIMI (www.simi.org.br) no dia 30 de maio, terça-feira, às 10h.
Fonte: https://goo.gl/GfvUKE