A Comissão de Materiais e Tecnologia (Comat) do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) reuniu-se em 20/07, no SENAI Paulo de Tarso, em Belo Horizonte. No encontro, realizado bimestralmente, além dos debates técnicos, os participantes visitaram o laboratório criado naquela Unidade do SENAI. O gerente da escola, Miguel Roldão, recebeu o grupo e falou sobre a estrutura do lugar. “Podemos oferecer não só cursos profissionais para o setor de construção, mas também a parte de laboratório”, disse Roldão, que distribuiu CDs com informações sobre a Norma de Desempenho aos presentes.
O grupo também conheceu o Laboratório SENAI de Ensaios em Sistemas e Materiais para Construção, erguido na unidade. O supervisor técnico Hudson Elias, explicou aos visitantes o funcionamento do laboratório e que tipos de serviço ele pode oferecer. O diretor do Sinduscon, Cantídio Drumond, participou da reunião e da visita. “O mote da reunião é a Norma de Desempenho, que está em vigor desde julho de 2013. As empresas do setor ainda não estão suficientemente preparadas. A OAB está preparando um grupo de advogados para receber o imóvel no lugar do cliente. O laboratório pode nos ajudar nesse sentido, está bem equipado”, disse.
A Norma de Desempenho de Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece exigências de conforto e segurança em imóveis residenciais. As regras privilegiam os benefícios ao consumidor e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários. A norma NBR 15575 estabelece que níveis de segurança, conforto e resistência devem ter cada um dos sistemas que compõem um imóvel: estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações.
Fonte: https://goo.gl/8s9guD