Para o CEO e co-fundador da BE Advisory (Londres-Inglaterra), Andy Wilkins, o futuro está na criação de valor. “Não apenas o valor financeiro, mas na criação de algo que valha à pena, que faça a vida das pessoas melhor”, diz. O britânico participou de um encontro no espaço FIEMG Lab, no Vale do Sereno (Nova Lima), e falou sobre Tecnologias e Modelos de Negócios. A palestra foi promovida pela FIEMG, em parceria com o Department for Internacional Trad (DIT) do Reino Unido.
Segundo Wilkins, o governo inglês investe fortemente na criação de um ambiente favorável aos negócios e à inovação. “O governo incentiva a multiplicação de startups no país e Londres está comprometida para se tornar a cidade mais inteligente do mundo. O e-commerce está extremamente avançado. Uma hora depois de um click é possível receber uma compra em casa. A Inglaterra está se tornando a capital da tecnologia na Europa”, diz.
Ele apontou oportunidades especialmente no setor de saúde na Inglaterra que está se tornando mais digital. “Temos a sorte de usufruir de um sistema público de saúde (National Health System – NHS) que é oferecido a todos gratuitamente. Mesmo sendo eficaz, traz desafios e oportunidades de inovação, como por exemplo, tornar os atendimentos mais rápidos para quem usa o sistema e mais barato para o governo. Colaborar no incentivo de adoção de hábitos mais saudáveis também barateia o sistema”, explica.
Para aumentar a probabilidade de sucesso é necessário repensar o que pode ser feito no mundo digital. “Não é digitalizar o que já existe”, alerta.
Ele ensina que é necessário entender quais são as necessidades do consumidor. “Clientes não sabem quais são as tecnologias possíveis para solucionar seus problemas. É preciso entender detalhadamente qual é a tarefa, separando o problema da solução, para depois encaixá-los perfeitamente”.
Para Andy Wilkins, o desafio não é apenas criar novos produtos, mas nutrir relacionamentos, entender a sociedade e descobrir como o indivíduo pode viver melhor. “É preciso entender a tarefa para satisfazer as necessidades e vontades dos clientes com personificação”, diz.
Fonte: https://goo.gl/2URik4