Líder em tecnologia avançada de fabricação de módulos solares, a norte-americana Siva Power irá investir R$ 800 milhões na instalação de uma fábrica de painéis fotovoltaicos, dispositivos utilizados pela indústria de geração de energia solar, em Itajubá, no Sul de Minas Gerais. A previsão é de que sejam gerados 229 empregos diretos e 400 indiretos após a unidade entrar em operação, o que está previsto para o final de 2020. A informação é do presidente da Companhia, Kurt Hameeuw, que reuniu-se no dia 31/08, na FIEMG, em Belo Horizonte, com o presidente da Federação, Olavo Machado Junior.
“O empenho da FIEMG foi essencial no processo de instalação da planta em Itajubá”, ressaltou Kurt Hameeuw. Segundo ele, as possibilidades oferecidas pelo Instituto SENAI de Inovação, maior complexo para inovação da América Latina, que será instalado na cidade e estará concluído em 2020, contribuíram consideravelmente para a escolha de Itajubá. Com sede no Vale do Silício, na Califórnia, a Siva Power pretende produzir em Minas Gerais painéis solares em uma escala sem precedentes e a um baixo custo de produção.
“Escolhemos Minas Gerais por sua posição estratégica no mercado de energias renováveis. Itajubá, além de ter uma das melhores escolas de engenharia do país irá sediar o Instituto SENAI de Inovação que, em plano funcionamento, será capaz de gerar melhorias consideráveis na próxima geração da tecnologia de energia solar de película fina”, completou Kurt Hameeuw, lembrando que o estado é o segundo maior do país em número de sistemas fotovoltaicos instalados, atrás apenas de São Paulo.
Fonte: https://goo.gl/sjofZN