Iniciar um negócio é uma das tarefas mais exigentes e desafiadoras que um empreendedor pode ter. Todos os que se empreendem por esse caminho sabem que a sensação de insegurança é talvez uma das questões mais difíceis de encarar. A incerteza do futuro pode promover sensações de solidão e isolamento no impulsionador da empreitada. Se você é empreendedor e se identifica com essa situação talvez seja o momento de procurar uma mentoria para sua startup. Envolver-se num processo de mentoria pode lhe proporcionar segurança e direcionamento, necessários para manter a perseverança em alta.
O mentor terá de ser, invariavelmente, um especialista sênior com prática, traquejo e perícia inquestionáveis. Essa é a premissa básica. Aliado a essas características, o prestígio do seu nome terá que ser exemplar. Afinal quem irá querer ouvir e/ou seguir os conselhos de quem não é referência no assunto e cujas práticas são questionáveis?
Se você tem uma ideia, um protótipo ou um possível investidor de olho, o ideal é que procure mentoria para sua startup desde já. A mentoria, para ser efetivamente vantajosa, deve ser promovida desde o início. Dessa forma, evitam-se problemas, erros e lapsos no seu negócio. Se a sua startup é muito recente, possivelmente o capital humano ainda é reduzido, talvez altamente especializado. É provável que muitos trâmites ainda estejam concentrados em você. Para além da sobrecarga natural que isso ocasiona, é possível que você experimente sentimentos de desamparo e de grande pressão. É imprescindível procurar um conselheiro e um suporte para toda essa tensão. Se você quiser evitar ser invadido pelo estresse precocemente procure apoio em uma mentoria para sua startup. Ver os processos do seu negócio por outra perspectiva, ouvir ideias díspares das suas e escutar a voz da experiência pode ser o início de uma base sólida e coerente para a sua startup.
Para além de todos os benefícios que a presença de um mentor trás para a sua companhia, convém acrescentar a não menos importante expansão da redes de contatos. No mercado empresarial atual, ninguém consegue crescer sozinho. É essencial saber rodear-se dos parceiros certos mas, para isso, é necessário ter acesso a eles. Se você está começando agora é oportuno procurar um mentor com um networking amplo e diversificado, e que atenda às necessidades do seu empreendimento. Um dos seus primeiros objetivos deve ser colocar-se em contato próximo com pessoas influentes, pois assim aumentarão suas chances de sucesso.
Mas você se pergunta: “onde eu posso encontrar uma mentoria para startup acertada? A resposta para essa questão começa com uma sugestão: apareça e se faça notado. Existem inúmeros eventos de startups e empreendedorismo. Informe-se e invista nesses encontros. No entanto, se você tiver uma ideia sobre alguém que você admire e tem a certeza que o poderá ajudar, não hesite mais! Perca o medo, porque uma resposta negativa, à partida já é garantida. Aprenda a arriscar!
Ainda tem dúvidas que uma mentoria de qualidade pode realmente alavancar a sua startup? Deixe o seu comentário.