Você é empreendedor e acredita plenamente na sua ideia, mas precisa validá-la? Todas as condições parecem estar reunidas para que, finalmente, o seu empreendimento ganhe corpo? Por vezes, você se sente um pouco inseguro em relação ao seu sucesso futuro? Se a resposta foi sim a todas as questões anteriores, então você precisa ler esse artigo. Não desanime com todos esses questionamentos: a verdade é que medir o grau de inovação de uma empresa e saber se a sua ideia é inovadora é uma das tarefas mais complexas que existem. Na verdade, saber se a sua ideia é inovadora vai exigir teste e prática, não existe outra forma de prever os seus resultados futuros. Contudo, a falta de previsibilidade absoluta da receptividade do mercado não quer dizer falta de planejamento.
Quando uma ideia é concebida, é fundamental validar o conceito do seu produto. Contudo, isto não quer dizer que seja possível prever o sucesso da sua empresa na totalidade. Na verdade, esta validação consiste um estudo de condições básicas para que a startup possa começar a funcionar. Como tal, a validação do conceito implica que seja feita uma avaliação de mercado, analisando se o cenário econômico está favorável à entrada da inovação e uma pesquisa sobre o grau de abertura dos futuros possíveis clientes, de modo a estudar as suas reais necessidades. Nesse sentido, o grau de inovação não é diretamente medido. No entanto, é possível acessar se existe lugar para a sua ideia. Esse é o ponto de partida.
Se o grau de inovação está associado a resultados, então você precisa testar primeiro algo. Quer isso dizer que só será possível saber se a sua ideia é inovadora arriscando até um certo limite. Claro que você não precisa colocar todos os seus trunfos em jogo de uma vez só. Contudo, será necessária alguma exposição da sua organização para que surjam os primeiros feedbacks. O ramo dos negócios tem como base o planejamento rigoroso, mas os imponderáveis são a rotina de quem trabalha no setor. Como tal, é necessário avançar e ousar um pouco para começar a ter uma ideia mais real da aplicabilidade de um serviço ou produto.
O Brasil tem uma população de aproximadamente 200 milhões de habitantes. Vamos imaginar que surgiu uma nova técnica de manicure em Portugal (com aproximadamente 10 milhões de habitantes) que está fazendo as delícias do público feminino português. Se você quiser ser um concorrente dessa empresa em Portugal é possível que a receptividade do mercado não esteja tão boa: o público costuma ser fiel aos pioneiros. No entanto, se você pretender trazer a técnica para a vida das mulheres brasileiras, com os devidos ajustes, pode-se dizer que você está inovando. Ademais, o crescimento do seu empreendimento pode ser facilmente escalado, devido ao tamanho do país. Esse exemplo pretende ilustrar como o grau de inovação está relacionado com a circunstâncias nas quais a startup se insere. Para saber se a sua ideia é inovadora, você precisa conhecer a fundo o enquadramento do seu empreendimento. Para ter uma ideia mais ampla do mercado e do espaço no qual a sua startup se pode inserir, é conveniente procurar uma mentoria para ajudá-lo.