A mentoria para startups é um processo cada vez mais procurado por quem quer empreender.
Quem tem uma carreira sólida no mundo corporativo, desenvolveu competências em diversas áreas e conhece o mercado como ninguém, pode objetivar um futuro voltado para a mentoria. De fato a mentoria para empreendimentos inovadores é um nicho de mercado em crescimento e deve ser considerado em todo o seu potencial. Se você acha que reúne a experiência e entendimento relevante para enveredar por essa atividade confira as dicas para se tornar um mentor cada dia melhor!
A mentoria para aceleração de startups é um tipo de tutoria que demanda do mentor uma forte capacidade para se auto-analisar. Iniciar um negócio ou impulsionar uma organização é uma empreitada longa e requer profissionais e mentores multifacetados. No entanto, ninguém é perito em todas as áreas de uma empresa e o mesmo é válido para os mentores. Se você deseja ser um mentor matador você precisa se conhecer intensamente. Faça um levantamento dos seus pontos fortes e daquilo que pode aprimorar nas suas aptidões. Mas mais importante de tudo: identifique e estude as suas limitações. Aquilo que você não sabe, você pode aprender ou se, definitivamente, você não tem um talento especial para determinada área você deve delegá-la em alguém.
Se você quer melhor seu desempenho como mentor não deseje falar antes de ouvir. Uma das qualidades mais difíceis de encontrar hoje em dia no mundo corporativo é a capacidade de ouvir. Todo mundo tem algo a dizer, uma opinião a dar sobre tudo e várias ideias preconcebidas para apresentar a todo o momento. Se você acha que a mentoria para startups é o seu caminho saiba ouvir o(s) seu(s) mentorado(s). Na verdade, quem procura mentoria deseja ser ouvido, anseia por poder explanar as suas dúvidas e sentir que alguém com experiência entende os seus questionamentos.
Quando alguém procura mentoria é vital encontrar um profissional que descomplique aquilo que está atribulado ou labiríntico. Um aconselhamento matador tem que tornar claro aquilo que está o confuso e não colocar mais dúvidas no que já é complexo. Questionamentos desnecessários devem ser evitados a todo o custo.
Um mentor terá que ter a sensibilidade de saber quando sua presença é vital e quando é hora de não se fazer notado. Efetivamente, um mentor matador deve sempre saber o momento certo para aparecer. Se, por um lado, o mentorado deve se sentir apoiado nos momentos decisivos e de maior tensão, por outro lado, o mentor precisa dar espaço para que a criatividade floresça e para que a solução para alguns questionamentos surja naturalmente e sem influência em demasia.
A mentoria é, sem dúvida, uma área de atuação desafiadora e se você ainda tem dúvidas de como melhorar seu desempenho como mentor, deixe o seu comentário.