A sede do programa de startups do Sistema FIEMG, o FIEMG Lab, foi o palco da reunião do Conselho de Inovação e Tecnologia da entidade, no dia 01/08. Temas como as mudanças tecnológicas que afetarão a indústria e a sociedade em um futuro próximo, além de uma nova forma de gerar de negócios foram os assuntos centrais da reunião.
O presidente do colegiado, Valentino Rizzioli, comentou sobre o ambiente vibrante do polo de startups da Federação. “Temos nesse espaço uma realidade completamente diferente dos ambientes comuns. As empresas presentes aqui apresentam uma dinâmica espetacular e um potencial grande,” celebrou.
Já o gestor do FIEMG Lab, Fábio Veras, pontuou sobre o intuito do programa. “Aqui, criamos valor em rede. Nossa premissa é a de incentivar times com projetos consistentes e compartilhar conhecimento,” disse. Ele ainda explicou o objetivo de um programa de fomento à cultura de startups de uma federação de indústria abrigar projetos que não tenham ligação direta com o setor.
“Somos a soma de diversos tipos de empresas sejam elas vindas de empresas industriais já consolidadas, academia ou de empreendedores. Acreditamos que a diversidade pode trazer um resultado muito mais impactante do que apenas focarmos na criação de hardwares para o setor industrial ou criação de aplicativos e games. Todos saem ganhando,” concluiu.
Wellington Teixeira, presidente do Sindinfor e integrante da 3D Virtual Care, startup que desenvolveu um equipamento que permite a reabilitação de pacientes pela gameterapia, contou sobre a sua experiência no programa.
Para Teixeira, a oportunidade de aliar os conhecimentos obtidos como empresário com a cultura startup tem sido excepcional. “Com a aprendizagem trazida pelo FIEMG Lab, o trabalho como empresário ganha novo significado. Nosso esforço ganha uma nova dimensão, passa a ter um propósito ainda maior,” comentou.
Segundo ele, inclusive sua atividade de associativismo sofreu ganhos com o programa. “Os novos conceitos de negócios têm sido tão importantes nesse contexto atual da tecnologia, que vários coisas implementadas no FIEMG Lab, estamos levando para o nosso sindicato, o Sindinfor. Somos o primeiro sindicato startup do Brasil,” brincou.
Fonte: https://goo.gl/ye5JQu