O Sistema FIEMG trabalha para fortalecer o ecossistema de inovação de Minas Gerais. O P7 Criativo – primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa do estado, e o FIEMG Lab – programa de aceleração de empresas de base tecnológica pioneiro entre as federações de indústria, promoveram no dia 18/08, um encontro com empresários, representantes da área de inovação de indústrias e startups para a discussão sobre oportunidades de fomento à cultura criativa.
Lançada no dia 16/08, a primeira fase do P7 Criativo, com investimento de R$ 1 milhão, oferecerá estrutura de coworking, 150 estações de trabalho, salas de reunião, auditório e laboratórios para a conexão de negócios de todas as regiões do estado.
A ação integra um projeto estruturador, que promoverá também a restauração dos 27 andares do Edifício Bemge, situado na Praça Sete, para a implantação da sede definitiva do P7, na segunda fase do projeto, até o fim de 2018.
A iniciativa é fruto da parceria entre o Sistema FIEMG e Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e da Fundação João Pinheiro (FJP), e conta com o do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do BNDES.
De acordo com o presidente da Associação P7 Criativo e superintendente executivo de Relações Institucionais do Sistema FIEMG, Paulo Brant, o local funcionará como um espaço de conexões. “Queremos que este seja um lugar para intercâmbio e diálogo entre os agentes de inovação e criatividade de nossa cidade. Nosso intuito é o de gerar a recombinação de ideias para ter muitas e grandes ideias,” completou.
Durante o encontro, algumas startups participantes do FIEMG Lab contaram um pouco sobre a experiência de fazer parte do programa. Henrique Ribeiro, representante da Net Resíduos, empresa que criou uma solução para diminuir a ineficiência na gestão de dados sobre geração, transporte e destinação de resíduos, comentou sobre o oportunidade dada pela iniciativa do Sistema FIEMG.
“O principal ativo que conquistamos no FIEMG Lab são as conexões. Por causa do programa temos conseguido contato e oportunidades com grandes empresas e granas negócios, o que não seria possível sem esse apoio,” concluiu.
Fonte: https://goo.gl/nXiz1v