A rentabilidade de uma organização pode ser medida de diversas formas e tudo vai depender da visão que o empreendedor tem para o seu negócio. Você pode pretender criar uma empresa que se auto-sustente mas que tenha um alto impacto social ou o seu objetivo pode apenas ser lucro efetivo. No entanto, qualquer que seja o cenário ansiado, você precisa saber onde quer chegar e o quê e como vai fazer para chegar lá. Nesse processo de planejamento é essencial que você experimente o poder da mentoria. As funções da mentoria são diversas, mas todas elas advêm de um papel principal: usar experiência anterior para promover o crescimento futuro. A busca por uma mentor de qualidade deve ser analisada com seriedade: o poder da mentoria só será efetivamente notado se o profissional possuir as aptidões certas para se poder envolver profundamente no processo.
Para realmente entender o poder da mentoria e beneficiar do seu retorno, é necessário que mentor e mentorado se envolvam a sério nessa relação de troca. Se, por um lado, as funções da mentoria implicam, acima de tudo, compromisso com os objetivos do mentorado e uma quase ilimitada capacidade de ouvir, por outro lado, o mentorado precisa estar totalmente imerso no sistema de aconselhamento. Não pode existir tutoria sem confiança mútua e essa segurança permite que todos se entreguem de corpo e alma às metas a atingir. O mentor deve interiorizar o propósito do mentorado e auxiliá-lo a alcançar os seus intentos de forma completa. O poder da mentoria só será sentido depois do estabelecimento desse envolvimento empático profissional.
Muitas vezes, mesmo sem querer, acabamos por querer agradar aos superiores hierárquicos da nossa instituição. O empreendedor fica no topo da pirâmide da sua companhia e, algumas vezes, ele enxerga o mentor como alguém que está acima dele. Isso é um erro, na medida em que pode demandar uma vontade de cativar o mentor. A função da mentoria não é essa! Um mentor está nessa posição para ajudar a promover o crescimento e, em momento algum, ele precisa ser contentado. O objetivo é maior: fazer florescer um negócio. Nesse sentido, tudo deve ser apresentado com clareza e sinceridade entre mentor e mentorado. Os problemas devem ser expostos e as fraquezas devem ser indicadas. Experimente fazê-lo e sinta o verdadeiro poder da mentoria.
Sendo uma conexão que envolve muito contato e partilha de informações, a mentoria muitas vezes ganha um cariz emocional e confunde-se relação profissional com amizade. Contudo, é importante que ambas as partes saibam distinguir que se trata de uma relação profissional, que pode ser profunda e intensa, mas não deixa de pertencer ao mundo dos negócios e trabalho. Se todos estiverem cientes disso, os resultados serão ainda mais satisfatórios e reduzem-se problemas pessoais ao mínimo.