O marketing visual é um aliado para diferenciar o ponto de venda e atrair clientes
As lojas físicas têm encontrado forte concorrência no mercado on-line, a começar pelos mais de 371 mil negócios virtuais em todo o país (Big Data/2016). Conquistar o consumidor em meio a tanta oferta requer mais que uma loja bonita, funcional, confortável, informativa e dinâmica.
Uma vitrine bem montada, por exemplo, pode ser responsável por até 75% das vendas. Nesse sentido, o marketing visual pode ser um diferencial a mais para quem quer se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Conheça algumas sugestões do Sebrae que podem ajudar a tornar seu negócio mais atraente.
Fachada
- Mantenha sempre o mesmo padrão de cores da logomarca da empresa na fachada. Isso ajuda o cliente a fixar e lembrar sua marca.
- Deve estar sempre limpa, em boa manutenção, sem rachaduras, manchas e pichações.
- A logomarca no letreiro deve ser simples e de fácil memorização.
- Uma calçada bem conservada valoriza a loja, pois as pessoas deixam de se preocupar com buracos e obstáculos na calçada e passam a observar as vitrines.
Vitrine
- Precisa ser dinâmica, pois a troca de produtos gera movimento. O ideal é que a troca seja pelo menos de 15 em 15 dias, podendo realizar pequenas modificações ao longo desse período.
- A iluminação das vitrines deve destacar os produtos expostos.
- Trabalhe entre três ou quatro cores diferentes, para evitar poluição visual na vitrine.
- Os produtos que estão posicionados a 1,60 m do piso da vitrine são mais percebidos.
Iluminação
- Iluminação fria (branca) deixa o ambiente mais claro, aumentando a visibilidade do produto.
- Iluminação quente (amarelada) revela características, detalhes, cores e texturas. Indicada para iluminar um produto específico.
- Provadores devem ser bem iluminados, sinalizados e fáceis de achar. A iluminação quente (amarela) é a ideal.
Fonte: https://goo.gl/njpxxB