Siva Power implantará fábrica em Itajubá
4 de setembro de 2020
Empreendedorismo jovem ganha força nas universidades federais do Triângulo Mineiro
6 de setembro de 2020
Exibir tudo

Transformação digital no ambiente industrial

A transformação digital pode impactar o desempenho, aumentar o alcance e garantir melhores resultados para as indústrias. O P7 Criativo foi palco de um encontro com especialistas no assunto para tratar sobre como os desdobramentos de inovação já afetam o ambiente industrial no dia 31/08.

O superintendente de Desenvolvimento Industrial do Sistema FIEMG, Marcos Mandacaru, exaltou o trabalho da entidade para posicionar o estado como um polo de economia criativa. Segundo ele, o esforço feito pela Federação busca aumentar a competividade da indústria mineira por meio da inovação, tecnologia e atração de novos negócios.

Celso Chapinotte, diretor da Gartner, pontuou que a inovação não tem a ver com porte ou tipo de empresa. Para ele, o comportamento empresarial nos negócios é muito mais relevante para a construção de uma cultura inovadora que a capacidade de recursos da empresa.

“Estamos passando pelo fenômeno da 4ª Revolução Industrial, que nada mais é do que a quebra da barreira entre homem e máquinas. Isso abre uma possibilidade enorme para qualquer tipo de empresa, desde que ela saiba aproveitar essa onda e utilizar conceitos como inovação, negócios, capital humano, estatísticas e internet das coisas,” finalizou.

Segundo Chapinotte, o valor não estará mais nos bens, mas nos serviços e experiências. “Grandes companhias como a GE estão se reinventando para uma mudança industrial digital e 4.0. A empresa que não mudar e não operar de forma bimodal, aprendendo a atuar de forma mais flexível, perderá mercado”, disse.

P7 Criativo

Lançada no dia 16/08, a primeira fase do P7 Criativo, com investimento de R$ 1 milhão, oferecerá estrutura de coworking, 150 estações de trabalho, salas de reunião, auditório e laboratórios para a conexão de negócios de todas as regiões do estado.

A ação integra um projeto estruturador, que promoverá também a restauração dos 27 andares do Edifício Bemge, situado na Praça Sete, para a implantação da sede definitiva do P7, na segunda fase do projeto, até o fim de 2018.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Sistema FIEMG e Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e da Fundação João Pinheiro (FJP), e conta com o do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do BNDES.

Fonte: https://goo.gl/5GLV8r