SESI e SENAI ampliam programa de educação
27 de julho de 2017
Tecnologia animal
31 de julho de 2017
Exibir tudo

Uberlândia sedia congresso internacional que discute "Cidades Inteligentes"

Acontece em Uberlândia (MG), nos dias 9 e 10/08, o Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (CITIES), evento internacional gratuito, com uma programação extensa que contará com atividades simultâneas: palestras, consultorias, capacitações, mostras de projetos e soluções inovadoras, 100 Open Startups, uma versão pocket da Campus Party, a Campus Night, além de food trucks e atrações culturais.

O evento também terá atrações inéditas: uma edição do grandioso movimento 100 Open Startups e uma versão pocket da Campus Party, a Campus Night. Dentre os vários temas que serão discutidos no evento, um deles é sobre “Smart Future: quatro previsões disruptivas” que será um painel ministrado pelos expert’s em cidades inteligentes (smart cities) Renato de Castro, vice-presidente de Relações Internacionais da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e por Cláudio Nascimento Diretor da Update Cities e representa o Brasil na OASC – Open & Agile Smart Cities.

Além de palestrante internacional, Renato de Castro atua na promoção de convênios mundiais e atração de investimentos para projetos no Brasil. Também é embaixador global da organização TM Forum e vice-presidente do banco de investimentos americano Crefinc, sendo responsável pela prospecção e análise de investimentos em “Smart Cities”.

Durante o painel serão analisadas as novas tendências relacionadas às cidades inteligentes e discutir como o uso intenso de tecnologias de ponta no dia-a-dia das pessoas está modelando o perfil do consumidor do futuro. Além de abordar as novas tendências no desenvolvimento das chamadas “Smart Cities” pelo mundo.

O mundo está vivendo um incrível aumento dos problemas devido ao crescimento desenfreado da população urbana. Gestão dos recursos naturais, condições climáticas e ambientais, políticas industriais e o poder econômico desenharam as cidades que temos hoje e influenciaram diretamente o estilo de vida urbano. De acordo com a ONU, em 2030 teremos mais de 70% do total da população da terra vivendo em centros urbanos, o que influenciará dramaticamente as nossas vidas.

“Com o objetivo de minimizar este problema, surge uma forte tendência, seja dos setores público ou privado, para o desenvolvimento das chamadas cidades inteligentes. Cidades antigas estão sendo repensadas e novas cidades estão sendo construídas do zero, já nascendo 100% inteligentes”, explica Renato de Castro.  Segundo ele, a proposta de projeto “Smart Cities” é tornar as cidades mais interligadas, oferecendo mais qualidade de vida, recorrendo a planejamentos e gestões urbanas que busquem suprir as necessidades sociais e econômicas, beneficiando e atraindo os pequenos negócios.

O painel “Smart Future: quatro previsões disruptivas” será no dia 10/08, as 8h30. As inscrições para participar do CITIES são gratuitas e podem ser feitas no site: citiesbrasil.com

O CITIES é promovido pelo Sistema FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) através da Regional Vale do Paranaíba, Grupo Algar, Sebrae, Prefeitura de Uberlândia e Governo de Minas Gerais – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Serviço:

Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (CITIES)

Data: 9 e 10 de agosto

Horário: das 8 às 22 horas

Local: bairro Granja Marileusa

Programação e inscrições: www.citiesbrasil.com

Fonte: https://goo.gl/E4KX2i