A Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com o Instituto Endeavor Brasil e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizou no dia 24/06, o Workshop Presencial da primeira etapa do Programa Bota Pra Fazer nos campi Florestal e Viçosa.
O Workshop abordou atividades que transformaram a maneira de enxergar o empreendedorismo. Foram trabalhados temas como Autoconhecimento e Descoberta onde foi possível enxergar as competências empreendedoras de cada um; Identificando Oportunidades de Negócio, onde os participantes conseguiram identificar os problemas e soluções nas oportunidades de negócio; a ferramenta Canvas e as apresentações em formato de Pitch.
Para finalizar o evento, no campus Viçosa, houve um “Painel de Empreendedores” onde empreendedores da cidade contaram um pouco de suas trajetórias no ecossistema do empreendedorismo e inovação. Compuseram o painel: Ceres Mattos Della Lucia e Marco Antônio Sartori da empresa DryTech; Doriane Rafael Silva da Doris Sorveteria e Chocolateria; Franklin Vitor de Souza Abreu que falou um pouco das empresas Távola Lúdica e Yogo Frut’s; e Alixandre Sanquetta Laporti Luppi da AgroTech. E os empreendedores Romulo Balga da Ther Sistemas e o Gardiego Luiz da Dinni Soluções em Sistemas também deram sus depoimentos através de vídeos.
O programa conta com o apoio do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV) e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT/CenTev), da Pró-Reitoria de Ensino, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Central Estudantil de Empresas Juniores (CEEMPRE).
Sobre o programa:
O Bota Pra Fazer tem o objetivo de contribuir para a disseminação da cultura empreendedora nas Universidades, auxiliar o desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos e preparar empreendedores que querem colocar em prática ideias de negócio.
Nesta primeira etapa o aluno recebe uma apresentação do que é uma carreira empreendedora além de passar por uma fase de autoconhecimento em relação às características empreendedoras.
Ao concluir a primeira fase, o participante tem a oportunidade de ir além com mais uma fase oferecida pelo programa. Esta, com o tema “Fazendo acontecer” tem o objetivo de auxiliar no discernimento e na viabilidade da ideia de negócio.
Fonte: https://goo.gl/rwjmFd