Você que é um profissional que ambiciona grandes vôos, com certeza sabe que ter um mentor é essencial. A palavra mentoria deriva da expressão inglesa mentoring e pode também ser traduzida como tutoria ou apadrinhamento. Qualquer um dos vocábulos nos remete para a ideia de orientação e busca de conhecimento o que, de modo algum, está longe da verdade. Buscar um processo que promova o desenvolvimento de uma forma sustentada e metódica pode ser a única forma de garantir o sucesso, além disso, um mentor pode impactar a sua vida profissional e pessoal de uma forma que você nunca imaginou. Na realidade, seja você um empreendedor, um empresário bem estabelecido ou um profissional que procura evoluir na carreira, a mentoria deve estar na sua lista de prioridades.
ESe você conhece profundamente o mercado de trabalho atual, também sabe que a sua ascensão profissional está fortemente dependente da aquisição de habilidades de liderança. Nem todos ambicionam estar à frente de um cargo de gerência, seja pela responsabilidade envolvida, seja pela crença que esse futuro só está reservado para alguns. Contudo, se as suas expectativas são outras, saiba que competências de liderança nem sempre são natas e que elas podem ser formadas e aprimoradas através de treinamento. Em qualquer um dos casos um mentor pode impactar fortemente a sua evolução e a coesão dos resultados alcançados. A mentoria permite impulsionar a reflexão sobre seu negócio, promovendo, inclusive, uma busca por perguntas e respostas que extrapolam o ambiente empresarial, chegando ao nível pessoal que condicionam a sua performance. Não esqueça que um mentor sempre buscará conhecer o seu perfil, de forma a libertá-lo de crenças limitantes, lembrando-lhe sempre do seu potencial inesgotável.
Na hora de procurar uma mentoria, é elementar saber distinguir esse processo de uma metodologia de coaching. Apesar de parecerem esferas de orientação muito similares, o fato é que na prática elas são muito diferentes. Um mentor pode impactar a sua carreira ou empresa na mesma proporcão que um coach, contudo no coaching não existe partilha de conhecimentos e, como tal, o profissional até pode ter uma área de formação bem distinta daquela que orienta. Na mentoria o câmbio de experiências é perene. Como tal, o mentor precisa ser um profissional com um nível de credenciamento elevado na sua área de atuação. Resumindo: o coach ajuda-o a saber onde você pretende chegar e o mentor pode principalmente auxiliá-lo nesse caminho.
A maior conquista de um mentor é saber que ajudou um profissional ou organização a triunfar e a experienciar o êxito. A paixão por ensinar, treinar e desenvolver uma pessoa ou instituição é preponderante e é dessa forma que o mentor pode impactar uma mudança significativa. A mentoria sempre é sinônimo de inspiração, motivação e perseverança. Não esqueça que a escolha de um profissional qualificado pode não ser simples: sempre lembre, que em uma situação ideal o mentor deve ser escolhido para trabalhar durante longos períodos de tempo. Só dessa forma se conseguem resultados efetivamente duradouros e coesos.
Ainda não acredita que um mentor pode impactar a sua vida profissional? Procure um mentor adequado e com certeza você não terá dúvida dos resultados alcançados.
Compartilhe sua experiência conosco! Deixe seu comentário!