A logística ganhou muita importância nos últimos anos, devido à necessidade de os empresários estarem mais atentos aos custos e à eficiência de suas operações comerciais. Trata-se de uma atividade que cuida do suprimento de produtos, movimentações de estoque e seu controle, apoio às vendas e, até mesmo, colocação da mercadoria para venda ao consumidor.
Para fazer o planejamento logístico, o empresário precisa entender toda a cadeia produtiva na qual está inserido. É importante conhecer adequadamente as etapas que antecedem e as que são realizadas após a atividade principal da empresa.
O valor de uma mercadoria não pode estar associado apenas ao preço. Também precisa levar em conta a qualidade, a confiabilidade e a entrega. Programas de redução de custo que enfraquecem o posicionamento estratégico da empresa acabam reduzindo as receitas.
O cliente faz o pedido de uma mercadoria esperando recebê-la dentro de um prazo determinado e, naturalmente, em perfeitas condições. Se a empresa não tiver uma logística adequada, a mercadoria corre o risco de chegar ao seu destino fora do prazo estabelecido, com avarias, ou o produto não ser aquele que o cliente solicitou. Certamente, o consumidor ficará insatisfeito.
É difícil promover competitividade nos negócios sem o perfeito entendimento do papel da empresa na cadeia produtiva e apresentar um diferencial. Certo é que as empresas vêm entendendo melhor a necessidade e importância da logística para operações cada vez mais rentáveis, que possam assim gerar mais valor.
O que deve ser considerado no planejamento logístico:
Fonte: https://goo.gl/JT8y40